Roma, cidade de maravilhas e estupor. Em nenhum outro lugar, se pode usufruir de uma tal concentração e variedade de beleza, de arte, de paisagens, de pintura, de arquitetura...

Leia mais

Roteiros Prontos



Roma barroca As famosas fonte de Roma Roma Renascientista
Roma barroca As famosas fontes de Roma Vaticano, centro da Cristandade

Outros roteiros


→ Vilas e Jardins: (especialmente nos dias lindos de primavera ou nos dias mais quentes de verão)
Desde os tempos mais antigos, Roma é caracterizada pela presença de vastas áreas verdes, e sob a influência da cultura grega tornou-se moda para os ricos e nobres romanos ligar o próprio nome e o das próprias famílias, a suntuosos jardins chamados "Horti" com fontes e esculturas onde plantavam essências nativas ou exóticas e construiam lindos palácios suburbanos chamados "Villas". Este costume quase se perdeu com a queda do Império Romano. Mas a partir do Renascimento, a paixão pelo Classissismo fez de Villas e jardins, concretos símbolos do poder e importância de ricas famílias.
Foi assim que entre os séculos XVI e XIX, papas, cardeais e aristocratas competiam entre si para construir as mais belas e prestigiosas villas da cidade. Depois da Unificação da Itália, muitas destas villas e jardins foram destruídos ou alterados para dar espaço a Roma moderna. Contudo a cidade ainda oferece jardins e antigos palácios, hoje parques e museus abertos ao público onde é possível passear totalmente imerso na natureza e na História.



→ Parque de Villa Borghese: Com sua riqueza artística e de paisagens, constitui um dos exemplos mais interessantes de " villa" histórica que do tardo Renascimento ao século XIX, se inscreveram no panorama urbanístico de Roma.
Fruto da importante atividade de promotor e colecionador de arte empreendida nas primeiras décadas do século XVII pelo papa Paulo V e pelo cardeal Scipione Borghese, o seu sobrinho, que reuniu uma das maiores e mais cobiçadas coleções de arte de todos os tempos.
O parque de Villa Borghese ocupa uma vasta área no coração da cidade, é rico de testemunhos artísticos e paisagísticos. No seu interno encontra-se edifícios, esculturas, monumentos, fontes, lagos, jardins à italiana e grandes espaços abertos.
A Villa Borghese, é facilmente acessível através da rede de transportes públicos inclusive com o metrô.
A Galleria Borghese é localizada dentro do parque, e conserva no seu interior a "rainha" de todas as coleções privativas de arte do mundo, onde se encontram diversos quadros famosos e uma incrível coleção de esculturas, entre elas. A coleção exposta foi formada pelo cardeal Scipione Borghese, o mais rafinado especialista de arte do seu tempo.
Os visitantes são admitidos ao interno da Galleria em tours de duraçao de 2 horas, tramite reserva antecipada de ingresos.

Combinando cultura e elegancia, depois da visita a Galleria Borghese, passeando pelo parque, descer a elegante e sinuosa via Venetto até a Fontana del Tritone, rafinada alegoria barroca de G. Lorenzo Bernini.



→Parque de Villa Torlonia : Entre os séculos XVII e XVIII era uma propriedade agrícola como tantas da zona. Mas o banqueiro Giovanni Torlonia, marquês de Romavecchia e Príncipe de Civitella Cesi, a transforma numa suntuosa morada imersa no verde. No princípio do século XIX, a transformação é guiada por um dos arquitetos mais famosos e iluminados daquele tempo, Giuseppe Valadier. Mais tarde foi o arquiteto Caretti quem liderou o ambicioso projeto de renovação da propriedade dos Torlonia. Mas é Giuseppe Japelli, arquiteto especialista em jardins "a moda inglesa" quem projeta o teatro, a cabana suiça, a serra e a torre moresca, a limonaia, a grota, o campo de torneio, laguinhos e novos jardins. No início do sec. XX, Giovanni Torlonia jr promove mais intervenções. A mais bonitas foi a transformação da Cabana Suiça na "Casina delle Civette". Vitrais, papel de parede, afrescos e outros materiais da arte decorativa, completam um projeto de avant-guarda saído da mente dos melhores artistas daquele tempo, fazendo da Casina delle Civette, uma jóia da arte liberty na Itália.
Momentos de glória e abandono se alternam na história do parque, hoje propriedade do município de Roma que a restaurou e transformou em parque público contendo um polo museal que vale a pena ser visitado.
O parque de Villa Torlonia fica localizado na via Nomentana, a alguns minutos de carro do centro histórico da cidade.



→Roma Antiga: o nascimento e a grandeza de Roma. Roteiro de visita aos locais de origem e de poder da antiga Roma: Palatino, Foro Romano e Coliseu.



→Os obeliscos da cidade: Roma, cidade européia com maior número de obeliscos egipcios, trazidos à cidade ou eregidos em época imperial e mais tarde colocados por ordem dos papas, em praças ou cruzamentos, como referência visual dos pontos de relevância no traçado da cidade (Praça Navona, Pantheon, Praça de Montecitorio e passando pela Via del Corso, Praça del Popolo).



→As praças históricas: Itinerário que prevê a visita das praças do Campidoglio, Praça Venezia, Praça Colonna, Praça do Pantheon e Praça Navona, passando pela comercial Via del Corso.

E mais itinerários: "Caravaggio nas igrejas de Roma", "o comercio de via nazionale: Entre a Piazza Repubblica e Piazza Venezia", Trastevere, Campo di Fiori, igrejas e claustros medievais, Santa Maria Maior, Sao Paulo fora dos muros, palácios da nobreza, museus, Vila Adriana......Tudo para satisfazer seu interesse e sua curiosidade de conhecer os inumeráveis tesouros desta cidade.



→Guia em Siena: Construída sôbre 3 colinas e circundada por potentes e bem preservados muros, Siena é uma das mais bonitas cidades da Toscana. Cheia de rafinados exemplos de arquitetura gótica. Possui uma das praças mais sugestivas do mundo, A Piazza del Campo em forma de concha. A tradicional corrida de cavalos de origem medieval, o "Palio de Siena" é uma famosa atraçao européia nos meses de julho e agosto. Uma cidade de arte com muitos museus e atrações mas também meta imperdível para amantes da enogastronomia italiana. De Siena parte a "Strada del Chianti", que percorre vinículas e pequenas cidades produtoras do vinho Chianti. Siena é também uma excelente base para outras excursões em terras toscanas, já que é muito próxima de encantadoras cidades como San Gimignano, Pienza e cidades famosas pelo vinho como Montalcino e Montepulciano.

Parceria - Città del Giglio


→ Cidade de Florença capital da Toscana, Itália.
Lá você encontrará um pouco de história, informações sobre eventos e exposições, arte, arquitetura, festas folcloricas, enogastronomia, moda, lifestyle e outras coisitas mais sobre esta encantadora cidade! Espero que gostem!

Monte aqui o seu roteiro






Monte aqui o seu roteiro