Roma, cidade de maravilhas e estupor. Em nenhum outro lugar, se pode usufruir de uma tal concentração e variedade de beleza, de arte, de paisagens, de pintura, de arquitetura...

Leia mais

As famosas fontes de Roma

Duraçao: aproximadamente 3 horas e meia.

Desde a época da sua fundação, lendas, sibilas e antigos sacerdotes previam a grandeza de Roma. Na antiguidade, a construção de 11 aquedutos fez de Roma uma das cidades mais ricas em água de todos os tempos. Milhões de metros cúbicos alimentavam fontes e magnificas Termas, os banhos de Roma. No VI século, os godos cortam o fornecimento hídrico da cidade, acabando com essa riqueza e causando o abandano dos grandes Banhos. Foram os papas do século XVI que renovaram os antigos aquedutos decorando Roma com fontes monumentais que celebram a magnificência e o poder dos pontífices. Ainda hoje as fontes da cidade não só maravilham os turistas, mas, nos períodos mais quentes refrigeram o visitante, oferecendo excelente água potável que escoa dos "nasoni", bicas por onde escorre a água fresca. O passeio para a descoberta das principais fontes começa na "Fontana delle Naiades", uma das fontes da Roma moderna; esculpida em 1901, que adorna o centro da Piazza della Repubblica ou Piazza Esedra, a moderna praça que decalca a linha curva da enorme exedra dos banhos de Diocleciano. No centro da praça, os corpos das ninfas protetoras das águas relembram lendas e criaturas da mitologia. Segue a visita da Basilica de Santa Maria degli Angeli, projetada por Michelangelo como modo de preservar as grandiosas ruinas das Termas de Diocleciano.
Mas não só as necessidades da população moveram os papas a restaurar aquedutos. É o caso da Fontana del Mosé cuja mostra d'água adorna a parte terminal do antigo aqueduto Alexandrino restaurado pelo papa Sixto V para abastecer a enorme villa de família que ocupava a inteira área da estação Termini. O passeio prossegue em direção à piazza di Spagna onde turistas do mundo inteiro se aglomeram em torno da "fontana della Barcaccia" e o passeio termina com a visita da mais famosa de todas as fontes romanas: A Fontana di Trevi. Um cenário que encanta todos os visitantes de Roma.